A autoestima é a avaliação que fazemos de nós mesmos, é o quanto valorizamos nossas habilidades, nossas qualidades, nossas conquistas e nossas escolhas. Ela é importante para a saúde mental e para o desenvolvimento pessoal, pois influencia na forma como nos relacionamos com os outros e com o mundo ao nosso redor.
Quando temos uma baixa autoestima, podemos sentir dificuldades em tomar decisões, em nos expressar, em aceitar elogios e em lidar com críticas. Também podemos desenvolver comportamentos autodestrutivos, como se submeter a relações abusivas, se colocar em situações de risco, ter pensamentos negativos sobre nós mesmos, e desenvolver algum tipo de transtorno como: Bulimia nervosa, anorexia nervosa, compulsão alimentar, transtornos de ansiedades, transtornos depressivos, entre outros.
Nesse sentido, um psicólogo é fundamental para ajudar a elevar a autoestima de uma pessoa. O profissional irá trabalhar com técnicas e abordagens que permitem a identificação das distorções de pensamento e crenças que levam a baixo autoestima.
Através da terapia, a pessoa poderá aprender a construir uma imagem de si mesma mais positiva e realista, resgatando vivências passadas, traumas, superações e conquistas que contribuirão para uma auto avaliação mais balanceada e sem exageros. A partir disso, é possível identificar passos e metas possíveis para uma mudança de vida mais saudável, equilibrada e feliz.
Ao se sentir mais segura e confiante, é possível que a pessoa possa desenvolver relacionamentos mais saudáveis, assumir novos desafios, construir novas habilidades e descobrir novas partes de si mesmo. O psicólogo irá fornecer ferramentas e recursos que ajudem a pessoa a lidar com os desafios e as dificuldades que podem desencadear baixa autoestima, para que ela possa lidar com esses momentos de forma mais saudável e assertiva.
Portanto, podemos afirmar que buscar ajuda psicológica para trabalhar a autoestima pode ser considerado um grande passo em direção à auto aceitação, autoconhecimento e bem-estar emocional.
Amália de Laia Oliveira
Psicóloga Clínica CRP04/55511
Formada em psicologia pela PUC Minas, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Acredito que uma vida saudável acontece quando corpo e mente estão em equilíbrio, isso pode ser alcançado através do autoconhecimento e aprendendo a lidar melhor com as emoções.